Diretor técnico e título de especialista: o que diz o TRF-6

Diretor técnico e título de especialista: o que diz o TRF-6

Última verificação normativa: 19 de agosto de 2026

Uma notícia do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada em 12 de março de 2026, diz que o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) “mantém” a exigência de título de especialista para diretor técnico. A manchete circula como se o caso estivesse encerrado. Não está. O TRF-6 julgou um pedido bem mais estreito do que a manchete sugere, dentro de um processo movido pela Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-Graduação (Abramepo) contra o CFM. Este artigo lê o despacho na íntegra, separa a data real da decisão da data da notícia, e mostra a resolução que responde à pergunta prática de quem precisa saber se a exigência de título de especialista alcança o seu caso: a Resolução CFM nº 2.147/2016.

Diretor técnico e título de especialista: o que o processo no TRF-6 decidiu, de fato

O TRF-6 não decidiu se a exigência de título de especialista para diretor técnico é válida. O relator indeferiu, em cognição sumária (análise preliminar, sem o exame aprofundado de mérito), um pedido de liminar, chamado tecnicamente de antecipação de tutela recursal, apresentado pela Abramepo contra o CFM. O próprio despacho determina que os autos voltem para julgamento do mérito. A controvérsia sobre a validade da norma continua sem decisão final.

Tabela 1. O que a manchete diz, o que o despacho diz na íntegra, e o que ainda falta decidir.

Comparação entre a manchete comum sobre a decisão do TRF-6, o que o despacho de 9 de fevereiro de 2026 realmente diz e o que ainda falta ser julgado.
Leitura comum (“a manchete”)O que o despacho diz, na íntegraO que ainda falta decidir
“TRF-6 mantém/valida a exigência de título”Indeferiu um pedido de liminar (tutela recursal), em cognição sumáriaSe a Resolução CFM nº 2.007/2013 é compatível com o sistema constitucional e legal
“O caso está encerrado”O despacho manda os autos de volta: “voltem-me conclusos os autos para julgamento”O julgamento de mérito do agravo, e o desfecho da ação civil pública de origem
“Decisão de 12 de março de 2026”Decisão assinada eletronicamente em 9 de fevereiro de 2026, às 18h35Não se aplica: são datas de fatos diferentes, não uma controvérsia a resolver

Exemplo concreto: um médico diretor técnico de clínica associada à Abramepo, sem título de especialista registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), continua no mesmo cenário jurídico de antes do despacho. Nada nele cria, suspende ou confirma uma obrigação nova para esse médico. O que muda é só o estágio processual: o pedido de liminar foi negado, e o processo segue para julgamento.

O processo: Agravo de Instrumento nº 6011270-36.2025.4.06.0000/MG

O caso tem identificação completa. Agravo de Instrumento nº 6011270-36.2025.4.06.0000/MG (recurso usado para contestar uma decisão tomada no meio do processo, antes da sentença final), relator Desembargador Federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes. Agravante, quem recorreu: Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-Graduação (Abramepo). Agravado, quem respondeu ao recurso: Conselho Federal de Medicina (CFM).

O agravo é incidente de uma ação civil pública que tramita na 9ª Vara Federal Cível e Juizado Especial Federal Adjunto da Seção Judiciária de Minas Gerais, onde o mesmo pedido de urgência já havia sido negado em primeiro grau.

O despacho do TRF-6 resume o que a Abramepo pediu: reconhecer “a ilegalidade do ato normativo impugnado, ao argumento de que o Conselho Federal de Medicina teria extrapolado os limites do seu poder regulamentar ao exigir o Registro de Qualificação de Especialista para o exercício da responsabilidade técnica em clínicas e consultórios médicos, em afronta aos princípios constitucionais da legalidade, do livre exercício profissional e da livre iniciativa.” A norma questionada é a Resolução CFM nº 2.007/2013, cujo Art. 1º exige, para diretor técnico de serviços assistenciais especializados, titulação em especialidade médica registrada no CRM, o mesmo registro que o despacho chama de Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

O que o despacho diz, nas palavras do próprio documento

A resposta direta: o relator indeferiu o pedido de liminar porque, na fase em que o processo estava, não viu urgência nem ilegalidade evidente o bastante para suspender a norma, não porque julgou a norma válida. O dispositivo final é literal: “Ante o exposto, indefiro o pedido de antecipação da tutela recursal, mantendo a decisão agravada por seus próprios e jurídicos fundamentos.”

“A decisão agravada” aqui é a decisão de primeira instância, que já havia negado o mesmo pedido de urgência. O relator confirmou essa negativa processual pontual, e não se pronunciou sobre a validade da exigência de título em si. O próprio texto marca o limite da análise em três pontos: “em juízo de cognição sumária”, “em análise preliminar” e “o que não se verifica nesta fase processual”. E é explícito sobre o que ficou de fora: “A controvérsia suscitada pela agravante demanda exame aprofundado da compatibilidade da norma infralegal com o sistema constitucional e legal, providência que se revela incompatível com a cognição sumária própria da tutela de urgência recursal.”

Ainda assim, o despacho nega o pedido com quatro fundamentos, e nenhum deles é um veredito sobre o mérito:

  • Competência: o CFM “é autarquia federal instituída por lei”, com atribuição normativa que “não se limita à atuação repressiva ou meramente fiscalizatória”.
  • Natureza da função: a direção técnica não é “meramente administrativa”; está “intrinsecamente vinculada à supervisão e à regularidade do funcionamento de serviços assistenciais especializados”.
  • Presunção de legitimidade: atos de autarquia federal só perdem essa presunção “mediante demonstração clara e inequívoca de vício”.
  • Risco inverso: suspender a norma agora “poderia ensejar risco inverso, ao fragilizar o regime de fiscalização e responsabilidade técnica”.

Exemplo prático da diferença entre as duas coisas: pedir liminar é como pedir para pausar a norma enquanto o processo corre; julgar o mérito é decidir se a norma vale ou não, em definitivo. O TRF-6 respondeu apenas ao pedido de pausa, e disse que nem isso cabia nesta fase processual.

Duas datas que não podem se confundir: a decisão e a notícia do CFM

A decisão é de 9 de fevereiro de 2026, não de 12 de março. A assinatura eletrônica do relator, no rodapé do despacho, registra “Data e Hora: 09/02/2026, às 18:35:05” (código verificador 60000350705v2). O próprio artigo do Migalhas, de forma independente, também situa o julgamento em fevereiro de 2026, o que bate com essa data.

12 de março de 2026 é a data em que o CFM publicou a notícia sobre essa decisão, mais de um mês depois de ela ter sido assinada. O próprio arquivo em PDF hospedado pelo CFM tem data de modificação de 12 de março, o que reforça a leitura de que essa é a data de divulgação, não de julgamento.

Exemplo prático: quem cita este caso em petição, artigo ou consulta a um Conselho Regional deve apontar 9 de fevereiro como a data da decisão. Tratar 12 de março como a data da decisão é erro factual, mesmo sendo um erro de um mês só.

A pergunta que resolve o caso prático: quando o diretor técnico não precisa de título de especialista

A resposta está na Resolução CFM nº 2.147/2016, Art. 9º, não na decisão do TRF-6. O caput fixa a regra geral: “Será exigida para o exercício do cargo ou função de diretor clínico ou diretor técnico de serviços assistenciais especializados a titulação em especialidade médica correspondente, registrada no Conselho Regional de Medicina (CRM).” O §3º do mesmo artigo traz a exceção que responde à dúvida de quem não atua em serviço especializado: “Nos estabelecimentos assistenciais médicos não especializados, basta o título de graduação em medicina para assumir a direção técnica ou direção clínica.”

O critério é o tipo de serviço, não o tamanho da clínica nem o tempo de profissão do médico. Exemplo concreto: uma unidade de reabilitação continua sendo serviço especializado mesmo quando usa técnicas de fisioterapia (o §2º do mesmo Art. 9º é explícito nesse ponto), e por isso exige diretor técnico com título registrado. Já um consultório de atendimento clínico geral, sem caracterização de especialidade, é o tipo de estabelecimento que se enquadra no §3º.

Essa mesma lógica de exigência para serviço especializado é a base da Resolução CFM nº 2.467/2026, que estende a exigência de título ao setor privado. Aquele artigo detalha o alcance completo dessa norma mais recente; este aqui trata da resolução mais antiga, questionada no processo do TRF-6, e da exceção do Art. 9º, §3º, que nenhum dos dois ainda havia coberto.

A mesma lei nos dois lados da disputa: Art. 2º e Art. 17 da Lei nº 3.268/1957

O TRF-6 apoia a competência do CFM no Art. 2º da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957: o CFM e os Conselhos Regionais de Medicina são, por lei, “os órgãos supervisores da ética profissional em tôda a República e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica”. É o fundamento que sustenta o poder do CFM de editar a resolução questionada.

A tese contrária ao CFM se apoia no Art. 17 da mesma lei: “Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina.” O argumento é que a lei já define o que habilita o exercício profissional, e resolução nenhuma poderia ampliar essa lista por conta própria.

Há uma ironia documental: o Art. 17 é citado nominalmente nos “considerandos” da própria Resolução CFM nº 2.007/2013, a norma questionada no processo. O CFM invoca o Art. 2º para justificar seu poder de editar a resolução; a tese contrária usa o Art. 17 da mesma lei para argumentar que só a lei, não uma resolução, poderia criar essa exigência. O despacho do TRF-6 não resolveu esse embate de interpretação: não era essa a pergunta que a cognição sumária permitia responder.

Por que a manchete diz mais do que o despacho: o mecanismo por trás de “a Justiça validou”

O reforço da leitura errada tem nome e data. O artigo do Migalhas, publicado em 20 de março de 2026 por Gustavo Bottós de Paula, na seção de artigos assinados por leitores “depeso”, escreve que o TRF-6 “confirmou a validade dessa norma” e trata o resultado como um precedente já consolidado. É uma leitura mais forte do que o despacho sustenta, publicada por um advogado, em veículo jurídico, sem que isso indique má-fé: é o mesmo mecanismo de ampliação que transforma um indeferimento de liminar em “a Justiça decidiu”.

O mesmo texto cita, no presente, a Resolução CFM nº 2.005/2012 como se estivesse em vigor, atribuindo a ela parâmetros que a sustentariam até hoje. Ela foi revogada pela Resolução CFM nº 2.293/2021, cinco anos antes da publicação do artigo. É a mesma resolução revogada que aparece como remissivo no Art. 1º da Resolução CFM nº 2.007/2013, então o erro se soma ao de um elo normativo que já é frágil por si só.

O padrão não fica só no jornalismo jurídico. Sínteses automáticas de busca por inteligência artificial, consultadas durante a apuração deste texto, reproduziram a mesma leitura ampliada, descrevendo o despacho como um julgamento que confirmou a validade da resolução do CFM. Isso mostra que corrigir o enquadramento nesta página não é só uma questão de precisão para o leitor humano: é a forma de deslocar, na origem, a versão que ferramentas de IA já estão repetindo.

O que ainda está em aberto, e o que este artigo não é

O processo não terminou. O próprio despacho encerra determinando o retorno dos autos: “Após, voltem-me conclusos os autos para julgamento.” Até 19 de agosto de 2026, não foi localizada decisão posterior nem notícia de julgamento do mérito nos canais públicos consultados. Isso não confirma que o processo segue parado esperando pauta, só que nenhuma conclusão foi publicada até essa data.

O despacho também não cria prazo, sanção ou regime de transição, e não diz nada sobre quem já ocupa o cargo de diretor técnico sem o título registrado. Exemplo prático: um médico nessa situação não encontra, nem no despacho nem nas resoluções citadas aqui, uma data limite ou uma multa. Silêncio da norma e da decisão judicial é silêncio, e não deve ser lido como permissão nem como proibição.

Há também registro, em fonte secundária única e não verificada nesta apuração, de uma decisão em sentido contrário em outro tribunal regional (o TRF-3), sobre direção técnica em outro tipo de serviço. Sem acesso à íntegra do acórdão, essa informação entra aqui apenas como registro não verificado, fonte secundária única, e não deve ser lida como jurisprudência consolidada em nenhum sentido, nem a favor nem contra a exigência.

Este texto não é parecer jurídico. A situação processual individual de uma clínica ou de um médico, o cabimento de recurso e o enquadramento de um caso concreto são matéria de advogado, não deste artigo. Também não é conselho médico: quem precisa saber se a exigência de título alcança o seu caso específico deve confirmar a situação com o Conselho Regional de Medicina do seu estado ou com assessoria jurídica própria.

Conclusão

O TRF-6 negou um pedido de liminar da Abramepo contra o CFM, em cognição sumária, sem decidir se a exigência de título de especialista para diretor técnico é válida: o mérito segue para julgamento. Quem precisa saber se a exigência alcança o seu caso encontra a resposta prática não nessa decisão, e sim na Resolução CFM nº 2.147/2016, Art. 9º, §3º. Veja também as especialidades e áreas de atuação reconhecidas pelo CFM e, para quem ainda está em busca do título, os editais de prova de título abertos em 2026.

Autoria institucional da equipe editorial do MeuRQE. Fontes verificadas em 19 de agosto de 2026. Este texto não substitui parecer jurídico nem conselho médico, não promete resultado e não descreve a situação processual atual de nenhum caso individual.

Perguntas frequentes

A exigência de título de especialista para diretor técnico já foi decidida definitivamente pela Justiça?

Não. O TRF-6 indeferiu um pedido de liminar (antecipação de tutela recursal) movido pela Abramepo contra o CFM, em cognição sumária, sem julgar o mérito. O próprio despacho diz que a compatibilidade da norma com o sistema constitucional "demanda exame aprofundado", ainda não realizado, e manda os autos de volta para julgamento.

Quem tem título de especialista tem RQE?

Não necessariamente. O título é o diploma emitido pela residência médica credenciada ou pela sociedade médica; o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) é o registro desse título no Conselho Regional de Medicina (CRM). A Resolução CFM nº 2.007/2013 exige o título registrado, não apenas o título em posse do médico.

Quem pode ser diretor técnico?

Depende do tipo de serviço. Para serviços assistenciais especializados, a regra geral exige médico com título de especialista registrado no CRM (Resolução CFM nº 2.007/2013, Art. 1º). Para estabelecimento não especializado, a Resolução CFM nº 2.147/2016, Art. 9º, §3º, dispensa o título: basta o diploma de graduação em medicina.

Diretor técnico sem título de especialista pode assumir o cargo?

Em serviço assistencial especializado, não: a Resolução CFM nº 2.147/2016, Art. 9º, caput, exige título de especialista registrado no CRM. Em estabelecimento não especializado, sim: o §3º do mesmo artigo permite assumir a direção técnica ou clínica apenas com o diploma de graduação em medicina.

O caso do TRF-6 e da Abramepo já terminou?

Não há indicação disso nas fontes públicas consultadas até 19 de agosto de 2026. O despacho de 9 de fevereiro de 2026 determina o retorno dos autos para julgamento do mérito, e nenhuma notícia posterior do CFM sobre um desfecho foi localizada até essa data. Isso não confirma nem descarta que o processo continue em andamento.